terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Novo Quadro - Eu me queimo quando estou no mar ou na piscina?

Sem ordem diárias, o sitiowiki irá postar postagens do blog do sítio (da globo) substituindo quadros diários que não irão ao ar por problemas técnicos, como por exemplo o quadro Maldades da Cuca e Trapalhadas do Saci que entrarão em tipo mini-férias, mas logo logo voltará no blog.


Eu me queimo quando estou no mar ou na piscina?

14 de janeiro de 2015 | por scoelho


Em dias de muito calor, nada melhor do que brincar na piscina ou no mar, não é? Mas você sabia que mesmo embaixo da água os raios de sol de atingirem o nosso corpo?

Por isso, os cuidados com a pele devem ser grandes. Veja algumas dicas:

- Mesmo quando estamos nadando ou mergulhando, precisamos estar protegidos. Não se esqueça de passar protetor solar e evitar o horário em que o sol é mais forte, das 10h às 4h da tarde.

Outra atenção que devemos ter é com as sombras, como as de guarda-sol e tendas. Eles apenas nos protegem dos raios diretos, mas não impedem os raios que refletem no chão, na areia e até na neve.

- Mesmo em períodos do dia em que o sol está mais fraco ou com apenas “mormaço”(quando faz bastante calor, mas está nublado ou com muita neblina), a utilização do protetor solar é indicada. Os raios perigosos atravessam nuvens e ainda assim podem podem causar queimaduras na pele.

- Não se esqueça de tomar bastantes líquidos, como água, água de coco, sucos e chás. Em dias de calor, transpiramos mais e precisamos reidratar o corpo.

Frutas cítricas (como laranja e limão) podem causar machas e até queimaduras na pele em dias de sol. Depois de chupar a fruta ou tomar o suco, lave bem as mãos com água e sabão.

Quando for à praia, leve uma sacolinha para recolher o seu lixo e poder descartá-lo no local correto. Não queremos deixar a areia e o mar sujos para os outros brincarem e curtirem, não é mesmo?

- E mais um recado: se você for brincar na praia, peça para um adulto confirmar a qualidade da água, antes de fazer o banho de mar. Algumas podem estar poluídas e transmitir doenças graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário