Rabicó engole uma pepita de Ouro!
Segunda no Gloob, Rabicó anda pela mata comendo goiabas que estão pelo chão. O leitão encontra uma goiaba dura e brilhosa e a come. Rabicó começa a ter dores de barriga e vai para o ribeirão tomar água fresca. Ele ouve um homem gritando. Dona Benta conta a história dos bandeirantes, os desbravadores do Brasil, para Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde. Na mata, os bandeirantes acampam na beira do ribeirão. Dom Bartolomeu Bueno da Silva manda Tucuna e Damião erguerem o acampamento. Rabicó vê tudo e sai pela mata. Gavita e Bartolomeuzinho, ambos filhos de Bartolomeu, ouvem barulhos. A bandeirante vai atrás do barulho, pensando ser comida, e prende Rabicó, mas ele consegue escapar. Gavita, que está vestida de homem, vai atrás, mas se esconde ao ver uma índia. A índia, chamada Piracema, é capturada por Gavita e a moça percebe que ela tem várias pedras de ouro espalhadas pelo corpo. Rabicó volta para o Sítio e conta para Quindim, Conselheiro e Emília que está com dor de barriga e sobre os homens que viu. A boneca desconfia que o marquês tenha visto os bandeirantes. Narizinho convence Tia Nastácia a preparar um chá para Rabicó, mas ele não quer tomar. Emília diz que o Doutor Caramujo terá que cortar a barriga dele e o porco toma, junto com uma pílula que pegou com o médico. Rabicó cospe a pedra e acerta Visconde. Pedrinho, Emília e Narizinho se espantam. Visconde fica interessado e decide examinar a pedra. Piracema tenta fugir, mas Gavita a captura novamente e deixa seu chapéu cair. A índia percebe que ela é uma mulher e a bandeirante conta que faz isso para agradar seu pai, pois Bartolomeu queria que seu primeiro filho fosse homem. Anoitece. Gavita leva Piracema para o acampamento e mostra o ouro que ela tem para Bartolomeu. Visconde examina a pedra a revela para Pedrinho, Narizinho e Emília que ela é ouro.
Emília acha que os bandeirantes estão por perto!
Ontem no Gloob, Emília se espanta ao saber que a pedra é ouro e deduz que os bandeirantes estão atrás dele. No acampamento, Bartolomeu tenta obrigar Piracema a contar onde ela achou o ouro. Visconde não acredita que os bandeirantes estão na mata. Emília reafirma a sua teoria e pergunta se o ouro também é de mentira. Amanhece. Piracema se recusa a falar onde achou o ouro. Emília decide ir atrás do ouro junto com Rabicó. Pedrinho, Narizinho e a marquesa vão atrás do porco. Visconde fica pasma. Bartolomeuzinho tenta fazer Piracema contar onde está o ouro, mas é desarmado pela índia. Os bandeirantes riem do menino. Tia Nastácia tira o bolo do forno e coloca na janela para esfriar. Rabicó pega o bolo e foge. A cozinheira corre atrás do porco. Rabicó esbarra em Visconde. Emília o ajuda a fugir e engana Tia Nastácia. Damião cuida do acampamento. Piracema tenta se soltar das cordas. Narizinho repreende Rabicó por ter roubado o bolo. Pedrinho diz que ele terá que levar onde encontrou a pedra. O porco se recusa. Emília chama por Tia Nastácia e ele concorda em levar. Piracema consegue se soltar e imobiliza Bartolomeuzinho. Nastácia avisa Dona Benta que as crianças saíram. Piracema prende Bartolomeuzinho e foge. Bartolomeu traça uma estratégia para ir atrás do ouro e ouve os gritos de seu filho. O malvado percebe que Damião está desacordado. Tucuna acorda o cozinheiro. Piracema corre pela mata. Gavita consegue prendê-la novamente com uma corda e a leva de volta para o acampamento. Bartolomeu fica bravo com a índia. Rabicó, Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde andam pela mata atrás do ouro. Bartolomeu tem uma ideia para fazer Piracema falar sobre o ouro. Emília briga com Rabicó por comer uma banana. Bartolomeu coloca fogo em um pote com álcool. Piracema fica com medo e o chama de Anhanguera. Tucuna explica que ela está o chamando de diabo velho. Poti, irmão de Piracema, anda pela mata procurando pela irmã. Bartolomeu ameaça colocar fogo na tribo de sua prisioneira. Piracema desmaia. Turma continua andando pela mata. Bartolomeu manda Tucuna jogar água fria em Piracema. O índio fica com pena da prisioneira, que finge dormir. O líder dos bandeirantes vai comer seu biju de mandioca. As crianças e Rabicó chegam no local onde o porco encontrou o ouro e encontram mais pelo local. Emília conclui que os bandeirantes estão por perto.
Damião revela a fuga de Bartolomeuzinho!
Hoje no Gloob, Rabicó conta que viu os bandeirantes e conta sobre a índia capturada. Emília quer ir salvar a índia. Poti se aproxima do acampamento. Tucuna pega um prato de comida com Damião para dar para Piracema. A índia pede um pouco de água. O índio vai pegar. Poti chega e tenta soltar sua irmã, mas Tucuna aparece. Rabicó não quer ir salvar a índia. Emília diz que ele não pode voltar para o Sítio sozinho e todos andam pela mata atrás dos bandeirantes. Os bandeirantes comem do outro lado do acampamento. Poti acerta uma zarabatana em Tucuna e ele desmaia. O índio foge com Piracema. Rabicó avisa que os bandeirantes acamparam perto do ribeirão. Narizinho encontra uma pegada. As crianças decidem seguir as pegadas para encontrar os "bandeirolas". Poti tenta acalmar Piracema. Os dois voltam para a aldeia. Bartolomeuzinho fica enjoado de comer farinha e decide caçar um animal gordo. Gavita ri de seu irmão. Damião não para de falar. Piracema acha que o Anhanguera possa fazer mal à sua aldeia e decide voltar ao acampamento. Poti consegue convencer a sua irmã a voltar para casa. Bartolomeuzinho encontra Tucuna desmaiado. Bartolomeu deduz que ela fugiu com sua tribo. Gavita decide ir atrás de Piracema. Os índios correm pela mata. Bartolomeu, Tucuna e Gavita andam pela mata atrás da prisioneira. Visconde não acredita que exista índios pela região e decide voltar ao Sítio, mas dá de cara com Piracema e Poti. Emília percebe que eles estão fugindo dos bandeirantes. Os bandidos aparecem. Gavita pega a boneca, mas ela pisa no pé da bandeirante. Pedrinho joga cocos nos bandeirantes e eles desmaiam. A turma e os índios fogem. Damião reclama de seu trabalho. Bartolomeuzinho acerta uma zarabatana no cozinheiro e foge. Os bandeirantes acordam no meio da mata e conversam sobre as crianças. Bartolomeu quer ir atrás deles. No Sítio, Dona Benta conversa com Pedrinho, Narizinho, Piracema e Poti. A menina questiona por que os bandeirantes estão atrás dos índios. A avó revela que eles estão querendo o ouro. Os bandeirantes voltam para o acampamento. Tucuna acorda Damião. O cozinheiro revela a fuga de Bartolomeuzinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário