terça-feira, 19 de maio de 2015

TCHAU PICAPAU E OLÁ VISÕES!

Em 5 meses em funcionamento, o blog sitiowiki para suas atividades por motivos técnicos, mas temos previsão de volta.
Centralizaremos na série que é exibida pelo SBT, de segunda à sábado ás 13h20 da tarde, se chama AS VISÕES DA RAVEN.
Informamos que não é um Adeus, mas apenas um Tchau.
O Link para você curtir as visões da raven é:
asvisoesdaravenwiki.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de maio de 2015

LogoSWiki (Peter Pan)


Receitas da Tia Nastácia: Pipoca Caramelada do Rabicó


Pipoca carameladaPreparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Docinho e salgadinho

 Ingredientes

· 1 xícara (chá) de milho para pipoca  
· 4 colheres (sopa) de azeite  
· 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:


Em uma panela própria para fazer pipoca ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva em seguida, em tigelas.

Dicas: Se você não tiver a panela própria, sacuda a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

Maldades da Cuca (A Convenção das Bruxas)

Nesse episódio, a Cuca estava prestes a ser expulsa do Sindicato das Bruxas e, para isso não acontecer, ela teve a missão de capturar um menino bem gordinho. Visconde e Branca de Neve foram levar uma carta pelo beija-flor e a Cuca bateu na cabeça do sabugo, prendeu a personagem e se transformou na princesa. Saci e Tio Barnabé desconfiaram muito da nova Branca de Neve. A bruxa capturou o Pedrinho, que estava transformado em sapo, e levou o menino e a princesa para a Convenção. Morgana queria fazer um feitiço para que todas as crianças do mundo ficassem doentes, mas Emília inverteu a situação ao conhecer Lua Cheia, filha da presidenta. A Turma conseguiu salvar os prisioneiros e Branca de Neve beijou Pedrinho, fazendo-o voltar ao normal.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 32)


Théo acha que Emília é uma fada!

Flor pede pra Iara mudar a correnteza do rio, para que a poluição volte para o lado do responsável. O Mago Mor do Mundo Encantado vê que Thirza está se apaixonando por outro e manda a Fadinha Celeste apresentá-la para Théo. Matilda diz à Mirthes que elas têm que ir até a caverna da Cuca para buscar uma das jóias da princesa. Valdo briga com Jovino porque a água contaminada voltou para a sua casa. Chico, Samuel, o assistente João e a turma do Sítio descobrem o cano. Os caiporas comemoram a água limpa do Rio. Thirza diz à Tia Nastácia que está adorando ficar no Sítio. Fada Felícia diz que a missão de Théo é trazer a princesa de volta e ele aceita. Saci pega Matilda e Mirthes tramando e quase resgata o controle mágico. Príncipe Théo chega ao mundo real e acha que Emília é uma fada.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 31)

A idéia de Flor!

Valdo manda Jovino ir atrás de Visconde. Chico contrata um ajudante chamado João. Grilo fala para Chico e Samuel que o rio está poluído e eles decidem investigar. Valdo fala para Dona Benta que Visconde destruiu sua casa e exige uma indenização. Dona Benta garante a Valdo que pagará os prejuízos. Jovino mostra que prendeu Visconde numa gaiola de passarinho. Visconde entala dentro da gaiola e Emília sugere que tire sua armadura para sair de lá. Chico encontra o cano na nascente do rio. Visconde tira o elmo e volta ao normal. Chico descobre que vai ter que cavar a terra para descobrir de onde o cano vem. Dona Benta se recusa a vender o Sítio a Valdo, que promete apresentar queixa contra Visconde. O Mago Mor do Mundo Encantado vê que Thirza está se apaixonando por outro e manda a Fadinha Celeste apresentá-la para Théo. Flor manda Iara mudar a correnteza do rio, para que a poluição volte para o lado do responsável.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 30)


Visconde quer enfrentar Valdo!

Valdo conta para Jovino que há um grande tesouro enterrado no Sítio e afirma que ele vai obrigar Dona Benta e lhe vender as terras. Matilda fala para Valdo que ela e Mirthes são suas primas e que ele está prestes a receber uma herança da sua parte da família. Valdo fica interessado e permite que Matilda se hospede em sua casa. Thirza tenta convencer Visconde a tirar o elmo, em vão. Flor e Florena se reencontram e ficam muito emocionadas. Florena gosta de Grilo. O pessoal do Sítio vê a água suja saindo das torneiras e deduz que Valdo está aprontando mais uma. Visconde decide enfrentar Valdo.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 29)


Valdo fica radiante com seu plano!

Cuca rouba a carapuça do Saci. Chico, Edmundo e Samuel tentam agarrar Visconde para levá-lo de volta para o Sítio, mas ele sai correndo. Visconde se tranca na clínica de Chico e solta das gaiolas os bichos que estavam ali para tratamento, causando a maior confusão. Cuca diz ao Saci que só vai devolver sua carapuça se ele pegar seu controle remoto de feitiços com Matilda. Visconde concorda em ir para o Sítio para atender a um pedido de Thirza. Matilda descobre a tenda de Valdo e bola um plano para convencê-lo a lhe dar abrigo. Valdo vê o esgoto sendo jogado no rio e fica radiante.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Foto


Foto do próximo episódio a ser exibido pelo Gloob, O Rodeio, da terceira temporada, de 2004. Na foto, Iara (Daniele Valente) descobre que foi enganada pela Emília (Isabelle Drummond) por Cuca (Jacira Santos).

Vídeos (Histórias Diversas I)


Se divirta com a primeira parte do décimo terceiro episódio, da primeira temporada, de 2002.

Lendas do Tio Barnabé (Lobisomem)


Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio,Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata

No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.
As pessoas conhecem o licantropo na forma humana através de comportamentos estranhos, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados(olheira), o licantropo na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo como por exemplo, tem muito medo de ser descoberta a humanidade que é uma aberração, porém é muito protetora em forma humana.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem: "Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…" 
Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.
A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também pode matar um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.
Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

Traquinagens do Saci (As Caçadas do Barão de Munchausen)

Nesse episódio, Barão de Munchausen e seu balão caíram no sítio e o aventureiro quis porque quis caçar no sítio, praticamente de todas as maneiras, Saci e a Turma o tentaram impedir, mas no fim deu tudo certo.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 28)


Cuca rouba a carapuça do Saci!

Thirza sai para almoçar com Chico. Dona Benta torce para que se acertem. Cuca descobre que Matilda e Mirthes roubaram seu controle remoto de feitiços e fica furiosa. Mirthes experimenta o controle e transforma Matilda num sapo. Emília, Pedrinho e Narizinho descobrem que o Visconde desapareceu. Zé Carijó segue Visconde, que ainda pensa que é Don Quixote. Jovino conta para Valdo que o cano que vai poluir as águas do Sítio já está montado. Visconde vai até a praça do Arraial e anuncia para o povo que está ali para protegê-lo. Mirthes tenta fazer Matilda voltar ao normal, mas só consegue transformá-la num bicho atrás do outro. Chico se declara para Thirza e pergunta se quer namorá-lo. Visconde vê Thirza e acha que é Dulcinéia, a amada de Don Quixote. Emília explica que Visconde pensa que é Dom Quixote. Mirthes deixa o controle cair no chão e faz com que Matilda volte ao normal, por acidente. Cuca rouba a carapuça de Saci.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 27)


Matilda rouba o controle remoto da Cuca!
                                      
Pedrinho e Emília escondem Visconde no celeiro enquanto procuram uma maneira de fazer Visconde voltar ao normal. Matilda e Mirthes entram na caverna da Cuca e roubam vários feitiços, mas são flagradas. Mirthes usa o controle remoto de feitiços e consegue nocautear Cuca. Visconde acha que Zé Carijó é Sancho Pança. Matilda acha que o controle remoto é a fonte dos poderes da Cuca e crê que vai se tornar uma bruxa tão poderosa quanto ela. Emília pede que Zé Carijó cuide de Visconde até ele voltar a si. O Delegado abre a mala de Gaspar e descobre que ela está cheia de notas falsas. Samuel diz a Clarice que Gaspar era mesmo um impostor. Ele garante que seu jornal é imparcial e não persegue Valdo. Clarice concorda em voltar a trabalhar no jornal. Chico busca Thirza para o almoço. Valdo manda Jovino ter certeza de que Gaspar está longe da cidade.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 26)


Valdo ordena que a água do Sítio seja poluída!

Um passarinho leva um recado de Flora para Flor, dizendo que Florena quer encontrá-la. Urbano garante a Elias que melhorou sua invenção e pede que ele venda seu picolé em pó. Chico conta para Samuel que Gaspar fugiu após ser desmascarado, mas deixou sua bagagem na pensão de Elias. Visconde coloca um elmo que pertenceu a Dom Quixote e começa a acreditar que é o próprio. Valdo manda Jovino poluir a água do Sítio.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 25)


Gaspar é desmascarado!

Chico consegue sair da casa de Valdo sem ser visto. Urbano mostra a Flor que inventou um picolé em pó e garante que dessa vez uma invenção sua vai dar certo. Florena vê Grilo de longe e gosta dele, sem saber que ele é seu neto. Grilo e Narizinho se interessam um pelo outro, para irritação de Pedrinho. Chico ouve Gaspar falando com alguém no telefone e garantindo que vai cumprir o trato. Ele fica desconfiado, mas Gaspar o manda não se meter em sua vida. Clarice comenta com Valdo que se decepcionou com Samuel, o que o deixa satisfeito. Valdo dá dinheiro a Jovino para que ele pague Gaspar por seus serviços. Visconde decide inventar um detector de metais mágico só para procurar a medalhinha de Thirza. Chico pede que Samuel não publique a reportagem sobre Gaspar por enquanto, garantindo que vai provar que ele é um charlatão. Emília acha poucas flores azuis e fica decepcionada. As crianças plantam as flores azuis na horta do Sítio, torcendo para que nasçam mais. Urbano percebe que seu picolé, depois de endurecido, vira um cimento impossível de morder. Chico diz a Dona Benta que quer preparar uma armadilha para Gaspar. Dona Benta diz que está precisando dos serviços de um especialista em gafanhotos e mostra um grilo a Gaspar. Gaspar não sabe a diferença entre um grilo e um gafanhoto e é desmascarado.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Fábulas do Conselheiro (O Asno, A Raposa e o Leão)


O Asno, a Raposa, e o Leão
O Asno e a Raposa fizeram um acordo, onde um protegeria o outro dos perigos.
Pacto firmado, e assim entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe e logo encontraram em seu caminho um Leão.
A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e lhe propôs um acordo.
Combinou que o ajudaria a capturar o Asno, desde que lhe desse a sua palavra de honra, de que ela não seria molestada.
Diante da promessa do Leão, a Raposa atrai o Asno à uma gruta, e dizendo que ali ele estará em segurança, o convence a entrar.
O Leão ao ver já garantido o Asno, por estar encurralado na gruta, deu um bote e agarrou a Raposa.
Mais tarde, quando estava com fome, voltou e atacou o Asno.
Moral:
Nunca confie em concorrentes que se dizem amigos.

Pesadelo, Um Monstro Horrendo (Jajale, A Menina da Selva)

Nesse episódio, Pesadelo roubou o tajá de Emília, presente de Iaú para a boneca, mas a turma recuperou.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 24)


Valdo pode flagrar Chico!

A medalha de Thiza causa um galo na cabeça de Pedrinho. Flor cura Pedrinho e explica que este é um dos dons dos caiporas. Samuel faz uma matéria com Gaspar e Clarice fica uma fera. Ela acusa Samuel de usar seu jornal para atingir Valdo Serrão. Por causa da briga, Clarice chega mais cedo em casa e dá de cara com Chico, que estava investigando seu pai. Ele dá uma desculpa e ela fica toda derretida. Thirza acredita que os planos pra voltar pra Luterra estão falhando por obra do destino. Fígaro diz que não acredita que fada Felícia mudou seu destino. Valdo Serrão chega em casa e Jurema fica desesperada porque Chico está no quarto com Clarice.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 23)


A medalha cai na cabeça de Pedrinho!

Flora conta a Flor que Baobá jogou todos os seus retratos fora, deixando-a chocada. Florena observa enlevada uma fotografia de Flor que escondeu de Baobá. Theo se recusa a salvar Thirza. Basília e Basileu garantem que ele será transformado num sapo se não cumprir a ordem de Felícia. Clarice fica radiante ao saber da conclusão de Gaspar, pois acha que aquilo dissipa todas as suspeitas que Samuel tinha sobre Valdo. Flora gosta de saber que Flor e Grilo são da sua família, mas acha que Baobá não vai aceitá-los. Jovino fala para Valdo que os peões estão se recusando a voltar ao trabalho. Dona Benta lembra que Pedrinho descobriu como desfazer o feitiço de Cuca quando ela transformou Narizinho em pedra, e afirma que isso poderá ajudar os cavalos encantados. O pássaro solta a medalha em cima da cabeça de Pedrinho.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 22)


Uma ave encantada tira a medalha do fogo!

Thirza fica muito preocupada com o sumiço de sua medalha. Emília adivinha que foi Rabicó quem comeu o pão. Gaspar diz a Samuel que é especialista em gafanhotos e gostaria de examinar um exemplar dos que atacaram o milharal de Dona Benta. Pedrinho percebe que Grilo não foi encantado pelo canto da Iara e estranha. Grilo revela a Pedrinho que ele e Flor são caiporas. Gaspar examina o gafanhoto e afirma que ele não é da África, mas do Brasil. Samuel fica preocupado pois, se aquilo for verdade, significa que ele acusou Valdo injustamente de ter colocado os gafanhotos no milharal. Flor vê Flora e a abraça, emocionada. Flora não entende nada. Tia Nastácia tenta obrigar Rabicó a engolir um vidro de purgante para que ele cuspa a medalha. Flor explica para Flora que é sua irmã. Rabicó conta que já cuspiu a medalha. Um pássaro encantado tira a medalha de Thirza de dentro do fogo.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 21)


Tia Nastácia descobre o sumiço do pão!

Rabicó engasga com a medalha. Mirthes diz para Thirza que se arrependeu do que fez e gostaria de fazer as pazes com ela. Rabicó consegue cuspir a medalha, que cai em cima de um monte de feno. Mirthes fala para Thirza que só fazia maldades porque Matilda a obrigava. Thirza diz que não pode confiar numa pessoa que trai a própria mãe e expulsa Mirthes, deixando-a furiosa. Gaspar chega no Arraial e aluga um quarto na pensão de Elias. Clarice escreve uma matéria elogiando a participação de Valdo na passeata, para chateação de Samuel. Zé Carijó limpa o quintal do Sítio e coloca fogo no lixo, sem perceber que a medalha de Thirza está no meio dele. Tia Nastácia descobre que o pão, onde havia escondido a medalha, sumiu.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bastidores



Os atores César Cardadeiro (Pedrinho), Isabelle Drummond (Emília), Lara Rodrigues Mattos (Narizinho) e, ao fundo, Izak Dahora (Saci Pererê), durante as gravações do novo programa "Sítio do Picapau Amarelo", da Globo, em Guaratiba, no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro 

Receitas da Tia Nastácia:Tortinhas de Frango do Visconde


INGREDIENTES:
- 6 fatias de pão de forma integral
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola pequena picada
- 3 dentes de alho picados
- 600g de peito de frango em tirinhas
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 embalagem de creme de leite (200g)
- Salsinha picada a gosto
- Tempero para Aves, Peixes, Legumes e Saladas a gosto
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO:
Forre 6 tigelinhas untadas (8cm de diâmetro) com o pão. Reserve. Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente o frango e frite bem até dourar bem. Junte os demais ingredientes e misture. Recheie as tigelinhas reservadas e leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir.

Maldades da Cuca (O Menino Bruxo)

Nesse episódio, a Cuca não queria emprestar a sua varinha para o Saci ajudar a Tia Nastácia voltar ao normal. A bruxa riu muito ao saber que ela estava com rabo e orelhas de jumento. Cuca também descobriu que estava prestes a ser expulsa do Sindicato das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas. Para isso, teve que fazer tudo o que a Aranha Secretária queria para receber um importante recado. Cuca também roubou uma carta que mostra como se livrar de Conde Xis Parmesan das mãos do Saci, mas quando foi abri-la, a carta explodiu na cara da bruxa.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 20)


Rabicó come o pão com a medalha!

Chico diz a Valdo que ele não pode interromper a passeata. Clarice garante a Chico que Valdo gosta da natureza e pede que ele participe da passeata. Valdo é obrigado a segurar uma faixa dizendo que ama a natureza e quase morre de vergonha por isso. Matilda vê que Thirza não está na passeata e, deduzindo que ela está sozinha no Sítio, manda Mirthes tentar pegar a medalha. Tia Nastácia fica no Sítio com Thirza, para protegê-la. Clarice pede que Samuel coloque na primeira página a foto de Valdo segurando a faixa. Samuel não gosta, mas concorda. Valdo contrata Gaspar para fingir que é especialista em gafanhotos. Thirza vê Mirthes e manda Tia Nastácia esconder sua medalha. Tia Nastácia esconde a medalha dentro da massa de um pão. Rabicó começa a comer o pão sem que Tia Nastácia veja.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 19)


Valdo e Jovino enfrentam a passeata!

Thirza se desespera ao ver que os cavalos encantados viraram pedra, pois sem eles não conseguirá voltar ao seu mundo. Matilda ameaça transformar Thirza em pedra se ela não lhe entregar a medalha. Emília joga areia nos olhos de Matilda e Thirza consegue fugir com a medalha. Os peões de Valdo correm quando vêem as assombrações do Capoeirão. Basília e Basileu falam para Theo que a Fada Felícia ordenou que ele fosse salvar Thirza. Valdo avisa Jovino que ele não vai receber sua parte no tesouro se não conseguir fazer com que os peões voltem ao trabalho. O pessoal do Sítio vai à passeata contra o desmatamento do Capoeirão. Dona Benta manda Thirza ficar no Sítio, explicando que Matilda pode se aproveitar da confusão da passeata para roubar a medalha. Valdo e Jovino enfrentam os manifestantes com rifles.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 18)


Matilda transforma os cavalos encantados em pedra!

Matilda pega o pó de virapedra de Cuca. Thirza confessa para Dona Benta que foi muito difícil para ela se separar de Chico. Os meninos do Sítio fazem cartazes para a passeata. Urbano diz a Grilo que não quer que ele entre no Capoeirão nunca mais, pois foi lá que seu avô desapareceu. Saci combina com as outras criaturas do Capoeirão que eles vão assustar os lenhadores para retirá-los da floresta. Samira convida Samuel para ir ao cinema, mas ele recusa, deixando-a decepcionada. Emília diz a Thirza que ela deveria ficar com Chico. Samuel chama Clarice para ir ao cinema, mas ela diz que precisa estar em casa cedo. Thirza se despede de todos e chama Fígaro para que eles possam partir. Chico fica arrasado. Jovino manda seus homens cavarem o Capoeirão em busca do tesouro. O Eremita pede para que os lenhadores deixem a mata em paz. Matilda joga o pó de virapedra em Thirza, mas acerta os cavalos encantados.

Entre o Amor e a Promessa (Capítulo 17)


Matilda quer se aproveitar do sono da Cuca!

Thirza explica que precisa da medalhinha para poder ir embora e pede que Chico a devolva. Chico devolve a medalha. Thirza confessa que ficou com ciúmes ao ver Chico abraçado com Clarice, deixando-o radiante. Chico se declara para Thirza. Thirza explica para Chico que não pode quebrar a promessa que seus pais fizeram. Clarice conta para Samuel que vai poder trabalhar no jornal, deixando-o encantado. Samira confessa para Flor que gosta de Samuel. Matilda descobre que Thirza está mesmo hospedada no Sítio e fica encantada. Baobá se recusa a participar da passeata, pois não confia nos humanos. Matilda vai até a caverna de Cuca pedir a ajuda dela. Thirza se abraça a Dona Benta e começa a chorar. Matilda percebe que Cuca está dormindo e decide se aproveitar da situação.

domingo, 10 de maio de 2015

Às mães do Picapau Amarelo e a todas do mundo, Um Feliz dia das Mães!


Feliz dia das mães à Dona Aranha costureira, que fabrica os melhores vestidos do mundo!







Vídeos em Desenho Animado, de 2012.




























Um Feliz dia das mães também para a mamãe Beija-Flor que ficou chocando os seus ovinhos enquanto seu marido ia buscar a carta para salvar pedrinho.














Um Feliz dia das mães para Morgana, que graças ao pessoal do sitio abriu seus olhos, viu quanta maldade estava fazendo, tornou-se boa e foi morar na terra do nunca com sua filha.










Um Feliz dia das mães a Dona Benta, mãe de Antonica, mãe de Pedrinho e um Feliz dia das mães a todas as mães deste universo!






sábado, 9 de maio de 2015

Curiosidades

O episódio A Dama dos Pés de Cabra teve vários cenários, um deles foi o Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro. O lugar é a maior biblioteca de escritores portugueses fora de Portugal. Mas essa não á a primeira vez que o local é cenário do Sítio. No episódio Reinações de Narizinho de 1982, o Real Gabinete Português de Leitura foi um cenário para lá de especial, onde Zé Bento, o Monteiro Lobato interpretado por Nelson Camargo apareceu e recebeu Narizinho (Daniele Rodrigues) e Dona Benta (Zilka Sallabery).

Lendas do Tio Barnabé (Iara)

Iara ou Uiara (do tupi 'y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é parda, possui cabelos longos, verdes e olhos castanhos.


Lendas são histórias contadas de geração para geração verbalmente, e, comumente, sofrem variações.
Em uma delas, cronistas dos séculos XVI e XVII registraram que, no princípio, o personagem era masculino e chamava-se Ipupiara, homem-peixe que devorava pescadores e os levava para o fundo do rio. No século XVIII, Ipupiara vira a sedutora sereia Uiara ou Iara. Pescadores de toda parte do Brasil, de água doce ou salgada, contam histórias de moços que cederam aos encantos da bela Iara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no leito das águas no fim da tarde. Surge sedutora à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas.

Traquinagens do Saci (O Fantasma do Casarão)

O Capetinha de uma perna só não apareceu neste episódio.
Mais informações, SitioWiki.